Enfeite de Natal Papai Noel, bordado em feltro, para enfeitar pinheiro e decorar a casa.
Papai Noel: É o nome dado ao bom velhinho de roupas vermelhas e longas barbas brancas para dar presente às crianças.
Diz a lenda o Papai Noel teve origem a partir de São Nicolau, um bispo nórdico, que tinha o hábito de ajudar as pessoas pobres. Ele colocava um saco com moedas próximo a chaminé da casa de quem seria ajudado.
Menino Jesus: Personagem central do presépio, pois sem ele não haveria Natal. O menino Jesus representa a divindade encarnada e a anunciação de um novo tempo.
Maria: A mãe de Jesus, a principal figura feminina da cristandade. Maria é a representação da força e, ao mesmo tempo, da mulher fiel e leal aos preceitos divinos.
José: O pai terreno de Jesus. O homem que permaneceu ao lado de Maria, cumprindo com seu trabalho de pai oferecendo a educação e o sustento da família.
Manjedoura: Símbolo da humildade do Cristo, ocal onde o menino Jesus foi colocado depois do nascimento.
Três Reis Magos: Representados por Belchior, Gaspar e Baltazar. Foram eles que presentearam o menino Jesus com incenso, ouro e mirra, simbolizando, respectivamente, a divindade, a realeza e o sofrimento do Cristo.
Pastores: Os pastores locais foram os primeiros a saber do nascimento de Jesus e chegaram até a manjedoura prestando as primeiras homenagens.
Animais: Os animais representam a natureza e a pureza. Eles estavam ali para aquecer e proteger o menino Jesus.
Estrela: A estrela conduziu os três Reis Magos até o local de nascimento do menino Jesus e não poderia deixar de ser lembrada no presépio.
Especificações técnicas: